segunda-feira, 3 de novembro de 2014

História da Veterinária

Desde 1875 quando o então imperador Pedro II visitou a escola parisiense de Medicina Veterinária de Alfort estava decidido a criar uma instituição semelhante no Brasil. Porém seus projetos não foram para frente e somente em 1913 surgiu a primeira escola de veterinária no Brasil.

O Rio de Janeiro foi o berço da medicina veterinária brasileira, quando então em 1913 foi fundada a escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária e em 1914 a escola de Veterinária do Exército.
Em 1917 se formou a primeira turma de Médicos veterinários do Brasil. Fato que tornou o capitão-médico João Moniz Barreto de Aragão Fundador da Escola de Veterinária do Exército o patrono brasileiro da Medicina Veterinária.

Além da fundação das escolas de veterinária, a profissão ainda não era regulamentada, a regulamentação apenas aconteceu em 9 de setembro de 1933 através do decreto 23.133.

A Partir de 1940 no Ministério da Agricultura a Superintendência do Ensino Agrícola e Veterinário passou a fiscalizar o exercício da profissão e a exigir o registro do diploma para seu exercício.

Em 23 de outubro de 1968 foi aprovada a lei 5.517 que cria os Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária.

Em 1969 tomou posse a Primeira Diretoria do Conselho Federal de Medicina Veterinária foi constituída pelos veterinários: Presidente : Ivo Toturella; Vice-Presidente: Stoessel Guimarães Alves; Secretário-Geral: Hélio Lobato Valle e Tesoureiro: Raimundo Cardoso Nogueira.

No mesmo ano de 1969 atravpes das resoluções do CFMV foram criados os conselhos regionais dos estados RS, SC, PR, SP, RJ, MG, GO, MT, BA, PE, PB, CE e PA/AP e em 1989 foi criado o conselho do TO.

Leia Mais: História da Veterinária no Brasil - Veterinária News http://veterinarianews.com.br/veterinario/124-historia-da-veterinaria-no-brasil.html#ixzz3I1pOxVlJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário